"Neste espaço divulgamos alguns recursos, que compõem as tecnologias de construção para Internet e possibilitam a interação com conteúdos educacionais."

domingo, 11 de dezembro de 2011

U.E. Nair Gonçalves concorre ao Prêmio Piauí de Inclusão Social


Escola estadual concorre na categoria organização governamental
A Unidade Escolar Nair Gonçalves concorre, na noite dessa sexta-feira (9), ao Prêmio Piauí de Inclusão Social pelo trabalho de inclusão digital desenvolvido pela escola desde 2008. A solenidade de entrega do Prêmio acontece ás 20h, no Blue Treee Hoel (Rio Poty Hotel), com a presença do governado do Estado, Wilson Martins, do secretário da Educação, Átila Lira, entre outras autoridades.
O Prêmio Piauí de Inclusão Social é uma iniciativa do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte com o apoio institucional do Governo do Estado e do Banco do Nordeste. Este premia as experiências e empreendimentos desenvolvidos por empresas, cooperativas, iniciativas individuais, organizações não governamentais e governamentais que geram emprego e renda, além de terem caráter inovador e de inclusão social.
Estarão presentes representantes de todos os casos focados pelo prêmio neste ano, autoridades, administradores, empresários, políticos, estudantes e profissionais liberais. Trinta iniciativas estão concorrendo nas seguintes categorias: Empresas, Empreendedores Individuais, Cooperativas, Organizações Governamentais e Organizações Não-Governamentais. Todas, independente do resultado, receberão certificação de participação.

Veja matéria publicada no Jornal Meio Norte:
PRÊMIO PIAUÍ DE INCLUSÃO SOCIAL 2011: Governamental Nair Gonçalves
Salas de aulas com computadores, internet, CD-ROM e projetores multimídias substituindo o antigo quadro negro. Escolas com antenas bidirecionais, alunos usando fones e microfone para interagir com professores do outro lado do país. Todas essas hipermídias que mais pareciam coisas de filme futurista agora são itens fundamentais na educação do Piauí.
Foi em 2008 que a Unidade Escolar Nair Gonçalves, da rede estadual de ensino, viu uma de suas salas ser transformada naquele que seria o primeiro passo para a inclusão digital de seus alunos: um espaço multimídia que tinha o dever de transportar os estudantes para o mundo do conhecimento.
Antônia Vaz de Sousa, diretora da escola há 6 anos, acompanhou de perto o processo de instalação dos computadores que mudaram a realidade dos alunos da comunidade. “O laboratório de informática serve de auxílio nas pesquisas de tarefas dos alunos e é muito frequentado no período oposto ao do turno em que eles estudam”, disse a diretora.
Não são apenas os alunos os únicos contemplados com a chegada da internet ao mundo escolar. Além dos estudantes, pais e funcionários também tiram proveito das instalações de microcomputadores nas escolas públicas municipais e estaduais, em laboratórios equipados com PCs, impressoras, máquinas fotográficas e notebooks para portadores de necessidades especiais.
Para a pedagoga, a chegada da informatização e das novas tecnologias no universo escolar trouxe aos alunos uma realidade que vai mudar o índice de desenvolvimento da educação básica. “A grande maioria desse alunos não tinha conhecimento do que era uma pesquisa na internet. Agora eles têm outros recursos para auxiliar nas tarefas, pesquisas, consultas e outros aprendizados”, afirma.
O professor Wilker Martins, de Informática, já formou duas turmas de alunos-monitores. Após a chegada dos laboratórios de informática, muitos alunos se interessaram em ser monitores e foram capacitados para treinar outras pessoas – inclusive professores.
Mas apenas internet não foi suficiente para a necessidade de aprendizagem desses alunos. Escolas do Piauí estão ganhando reforço na sala de aula com a chegada de projetores multimídias, que unem a funcionalidade de um projetor a computador, televisão, aparelho de som e TV em um só aparelho. Até o fim do ano, a meta do Proinfo, Programa Nacional de Tecnologia Educacional, é que 80 escolas estaduais e municipais estejam equipadas com o novo aparelho, melhorando assim o aprendizado de 55 mil alunos da rede pública.
O projetor multimídia se assemelha a um notebook acoplado a um data show, está sendo levado pelos professores da rede pública à sala de aula – e tem despertado em muitos alunos o interesse em aprender.
Segundo Wilker Martins, professor de informática da rede estadual de ensino, os novos equipamentos têm tornado as aulas mais dinâmicas e participativas. “Os alunos acompanham tudo com mais vontade e os professores estão descobrindo novas maneiras de passar o conteúdo em sala de aula”, aponta.
Para o professor, a chegada do mundo digital traz o que há de mais primordial no processo de formação dos alunos: a busca por conhecimentos. “Nós percebemos a necessidade desses alunos em buscar novos conhecimentos. Eles estão cada vez mais motivados e isso é importante dentro da sala de aula”, afirmou Wilker.
Mediação tecnológica: um click para a profissionalização
Diminuir as fronteiras que separam estudantes do interior do ensino cada vez mais qualificado. É assim que a Secretaria de Educação do Piauí, com auxílio de parceiros como o Instituto Federal do Piauí e do Pará tem utilizado os recursos tecnológicos de ponta, fortalecendo assim a corrente de inclusão digital e social.
O Programa de mediação tecnológica, que está em fase de licitação em todo o Piauí, deve levar ensino a distância a 300 escolas do Estado.
O programa consiste na interligação entre professor e aluno através de tecnologias, principalmente as telemáticas, como a internet e as hipermídias, mas também podem ser utilizados o rádio, a televisão, o vídeo, dentre outras mídias como o CD-ROM, o telefone, o fax, o celular e o notebook.
O Piauí é quinto Estado a adotar o programa, que segue o modelo implantado pela Secretaria de Educação do Amazonas. Segundo ReinaldoLopes, da Unidade de Educação Técnica e Profissional da Seduc, a instalação do novo programa trará um aumento de 30% nas matrículas de educação profissionalizante. “Além da abrangência maior desse ensino, outra vantagem é o fato de alunos do interior terem a oportunidade de estar em contato ao vivo, mas sem sair da sua cidade, com professores gabaritados de Curitiba e outras instituições de ensino do país”, afirma.
Até o fim do ano, um total de 13 municípios piauienses terão acesso ao ensino técnico a distância, através de telessalas instaladas em mais de 20 pontos. Serão cursos com foco em Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Tratamento de Dependentes Químicos, uma especialidade pioneira no Estado do Piauí.

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